16.3.02

Dia de Gibi Novo: Planetary: The Fourth Man

Eu ainda nem abria as 100 Balas, mas quando um amigo apareceu aqui para devolver uma coisa e deixou a segunda encadernação de Planetary que trata de uma equipe de "arqueólogos do desconhecido" operando para remontar a história secreta do século XX - principalmente os eventos ligados aos superseres.

Como já disse antes, Planetary é uma obra-prima, ao encaixar diferentes arquétipos dos quadrinhos e cultura pop em uma narrativa que faz sentido e se monta sobre o pastiche, mas não se esgota nele. Nas seis edições que forma essa encadernação temos remixes de filmes de monstros atômicos dos anos 50, John Constantine e quadrinhos da Vertigo, Nick Fury e James Bond, Matrix e Invisíveis.

É esse tipo de quadrinho ficção que eu gosto de ler: escrito por gente mais esperta que eu, que realmente consegue escrever coisas que eu não conseguiria colocar em um jogo de RPG ou que encontraria por acaso durante uma tarde de zapping mental.

Planetary - segundo uma propaganda nas revistas da Pandora Books - deve chegar às bancas brasileiras dividindo revista com The Authority.

Ah, sim: eu estava certo sobre quem era o Quarto Homem.